O atirador é Nguyen Ngoc Loan, um major-general do Exército do Vietnã do Sul, e Chefe da Polícia Nacional. O que não se vê na fotografia é a razão da execução do prisioneiro.
O executado era Nguyen Van Lem, um oficial vietcongue local que estava operando uma gangue de assassinos empenhados em matar todos os policiais locais na área de Saigon. Ele foi o responsável por organizar tiroteios ou atropelamentos de dezenas de policiais. Se eles não pudessem ser atacados, suas famílias eram assassinadas.
Quando ele foi finalmente preso e levado diante de Loan, o Chefe de Polícia calmamente ergueu seu revólver e atirou em Lem, matando-o instantaneamente. Essa imagem destruiu todo o sentimento pró-guerra americano.
As forças sul-vietnamitas escoltam Nguyen Van Lem (também conhecido como Bay Lop), suspeito de ser um oficial vietcongue em uma rua de Saigon, 01 de fevereiro de 1968, no início da Ofensiva do Tet.
Nguyen Ngoc Loan Geral, chefe da polícia nacional sul-vietnamita, dispara sua pistola na cabeça do suspeito Nguyen Van Lem em uma rua de Saigon, em 1 de fevereiro de 1968.
Nguyen Ngoc Loan Geral, chefe da polícia nacional sul-vietnamita, guarda sua arma depois de executar Nguyen Van Lem, em uma rua de Saigon 1 de fevereiro de 1968, no início da Ofensiva do Tet.
Sem comentários :
Enviar um comentário